sábado, 9 de agosto de 2008

Oeiras: Para sempre invicta!!!!


Após um exílio forçado, a saudade me implorava para sentir o cheiro da terra...
A terra que me pariu , onde germinei e que me deu o suporte necessário para alçar um vôo longinquo e enfrentar os dias ruins.
Em meio a morro e ladeiras; a loucos e poetas ali regresso...
E invicta como sempre, sob os pés da Virgem Vitória, Oeiras lembra um retrato recém pintado a punho livre, com expressões e costumes que nunca mudarão, nem mesmo com os fortes ventos de verão. Um vazio onde as coisas acontecem, onde a simplicidade impera e a fé se prolifera.
Oeiras de uma rotina que inspira poetas e de uma volúpia que atormenta os sãos...
Cidade de hábitos simples; noites amenas e política assirrada...
Uma casa bem visitada por amigos e filhos pródigos, principalmente em suas quatro festas do ano. Todos vergonhosamente enganados...
Oeiras é uma festa, não pelos seus diversos Forros folias, tampouco pelas reuniões de pessoas em ocasião de férias, pelo contrário, Oeiras, com o mesmo charme de uma moça tímida e meiga, encanta pela simplicidade, pelas teias de aranha do centro histórico; pelo cheiro de mofo de suas catedrais; pelas longas e mal calçadas ruas; pelo sentar nas calçadas as 6h; pelo sonoro riso dos pásssaros contemplando seu céu azul; pela missa seguida de almoço em família aos domingos; pelo caderno de fiados da quitanda vizinha; pelo conhecer o filho pelo pai; pelo sino que toca... Enfim, pela glorificação de palavras abstratas, tais como: tradição, fé , amor...Palavras de significados essencialmente palpáveis.
Oeiras que tem sua história contada pelos cabelos brancos da esperiência que, pelo adiantar do tempo, confunde lenda com sua religiosidade. Cultura bebida direto da fonte, passada de avô para neto por meu de um anedotário fascinante.
Oeiras da fé e do pecado!
Oeiras de amores e de amantes!
Oeiras ...
Oeiras...

Jacyara Osório

Um comentário:

Junior Vianna disse...

o texto é de um telurismo inefavel
sem mentiras me arrepiei em lê!!!!
mandarei o lik pra que lameck possa postalo no seu blog e todos os oeirrense poss tem contato com tamanha literelidade desse texto.
mais uma vez parabéns
junior vianna